Iyengar Yoga

O ensino de Yoga seguido por BKS Iyengar está baseado nos Yoga Sutras de Patanjali.

 Através da prática de asanas (posturas de yoga) e pranayama (o controle da respiração), bases do método Iyengar Yoga.

Durante toda uma vida de prática e ensino, BKS Iyengar codificou essas técnicas e definiu com precisão científica todas as ações que cada parte do corpo realiza. Assim se garante uma prática correta, segura e de máxima eficácia.

A precisão técnica é o meio para integrar o corpo, a mente e a inteligência. Desenvolve a profundidade de percepção e a expansão homogênea da consciência a todas as partes do corpo.

Esta foi a contribuição genuína de BKS Iyengar ao Yoga.

Os asanas e pranayama assim praticados são a meditação na ação e levam a experimentação do Yoga em toda a sua dimensão.

BKS Iyengar definiu uma pedagogia sistemática e progressiva que faz o Yoga acessível a todos. Introduziu uma série de suportes que facilitam o aprendizado e abrem um amplo campo na prática terapêutica.

Praticar Iyengar Yoga é possível em todas as fases da vida e possibilita a expansão em todos os campos da existência humana.

 

 B.K.S. Iyengar

  Yogacharya Sri B.K.S.Iyengar nasceu em 1918 e faleceu em agosto de 2014.

 Desde sua juventude, dedicou sua vida à prática e ao ensino do Yoga. Reconhecido mundialmente como "Maestro do Yoga", seu ensino encontra-se amplamente presente nos cinco continentes.

 Suas obras, traduzidas para vários idiomas, tornaram-se referências indiscutíveis para todo praticante de Yoga.

 Viveu em Puna, no sul da Índia, onde fundou, em 1975, o Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute, hoje dirigido por seus filhos Geeta e Prashant.

 

 

Professores Certificados de Iyengar Yoga

Tornar-se um professor de Iyengar Yoga é um projeto de longo prazo e de dedicação à prática e estudo. 

“Guruji” como seus alunos chamam-no, concebeu um programa de formação de professores em 2000, estabelecendo padrões específicos através da rede internacional de Iyengar Yoga. Estabelecer os exames de treinamento de professores foi um processo de marca inteligente, para fazer o Iyengar Yoga reconhecível em qualquer país. A formação de um professor de Iyengar Yoga segue as mesmas regras em todos os países e é dirigido pelos filhos de BKS Iyengar, Geeta e Prashant da sede em Pune, Índia.

Se você tiver aulas com um professor Certificado de Iyengar Yoga em qualquer parte do mundo, você pode estar confiante que o padrão e a qualidade do ensino serão igualmente altos.

Uma vez comprometido a tornar-se um professor, estagiários começam a estudar com um professor sênior, e a dedicar muitas horas para prática e estudo, desde anatomia, filosofia, ensino de técnicas e especialmente ao desenvolvimento de uma prática pessoal profunda. 

O treinamento de professores de Iyengar Yoga é minucioso. Estagiários desenvolvem uma prática madura, crescem em confiança, e afiam suas capacidades de observação.

Os estudantes-professores obtêm o primeiro degrau da escada depois de no mínimo cinco anos de treinamento, quando podem estar preparados a se apresentar para a qualificação e se aptos, recebem o certificado de Professor Introdutório 2, no final de um exigente processo de avaliação.

Um professor certificado sabe como orientar os alunos com diferentes idades e habilidades. A profunda compreensão e experiência em asanas (posturas) permite que ensine adequadamente cada aluno, seja ele mais jovem, mais velho, atlético ou com limitações físicas.

Os professores seguem para o nível Junior e são encorajados a continuar seus estudos ano após ano, tendo possivelmente mais sete níveis à frente para alcançar.

O processo de avaliação varia de um dia completo a um fim de semana inteiro, com exame escrito em alguns níveis focando em filosofia, anatomia, e lições de ensino, bem como, com uma sessão prática em que o professor é examinado em seu conhecimento das posturas. O segmento final é o ensino, em que a habilidade do aluno como professor é examinada, ensina as posturas para estudantes voluntários, simulando uma configuração de sala de aula, enquanto é observado por uma equipe de avaliadores.

Você pode esperar de um professor certificado uma demonstração clara das posturas, boa capacidade de observação, instrução precisa e eficaz, habilidade de sequenciamento dos asanas (posturas), de maneira que promova saúde, habilidade do corpo e estabilidade da mente.

 

“Yoga nos ajuda a curar aquilo que não pode ser suportado e a suportar aquilo que não pode ser curado.” (B.K.S Iyengar)